quinta-feira, 10 de março de 2011

QUIBE VEGETARIANO ASSADO - vegano


Qual o medo que as pessoas tem da comida vegetariana?
Será que um almoço sem carne vai gerar a terceira guerra mundial?!
Indignações à parte, vamos ao quibe com sugestões de acompanhamento.


2 xícaras de trigo para quibe
2 inhames pequenos (ou 1 grande) - pode ser batata também
1/3 cebola ralada
hortelã
pimenta síria
sal
suco de limão
pimenta do reino

Recheio:
1 abobrinha
azeitonas verdes
(ou o recheio da sua preferência)

Descasque o inhame e coloque para ferver na panela com água suficiente para cobri-lo. Enquanto isso rale a cebola, pique o hortelã e misture aos temperos. Quando o inhame estiver bem macio, retire da água e amasse com o garfo. Não jogue a água do inhame fora! Coloque umas gotas de limão e joga o trigo. Acrescente mais água para hidrata-lo, água o suficiente para cobrir. Ele hidrata rapidinho, sei lá, uns 5 a 10 minutos. Misture o trigo com os temperos e o inhame.
Para o recheio, rale a abobrinha e misture com a azeitona. 
Monte na assadeira uma camada de quibe, uma de recheio e outra de quibe. Manda ver pro forno médio mais ou menos uns 40 min. Ele demora a secar um pouquinho por que a abobrinha solta água. Mas não é pra secar tudo não, é só até que a parte de cima fique mais crocante, mais firme um pouco.



Eu servi com arroz integral bem alhudo e uma polenta verde. E também uma salada de pepino com tomate, um pouquinho de cebola e hortelã. E pimenta do reino.
A polenta verde vc faz do mesmo jeito das outras, mas acrescenta água "verde", como ervilha, espinafre, etc. A minha é com ervilha, que foi cozida junto do inhame e depois bati no liquidificador, misturei o fubá e cozinhei. Põe um pouquinho de sal, ou se gostar margarina ou azeite, depois que tiver pronta.

        

Mas....

Se eu não tivesse feito a polenta verde, eu acho que ficaria muito delicioso servir com arroz com cenoura e castanha e com um molho para o quibe que eu ia fazer: tofu (ou iogurte) batido no liquidificador com pepino e hortelã. Pode temperar um meio dente de alho, sal, pimenta do reino. Acho que ia ficar inclusive bem melhor do que o jeito que eu fiz.

Testa aí!

Beijos.



3 comentários:

Obrigada pela visita!