terça-feira, 26 de outubro de 2010

A COMIDA VEGETARIANA É SAUDÁVEL?



Quando sabem que tenho um blog de receitas vegetarianas, muitas pessoas me falam que vão ler meu blog por que estão precisando emagrecer, ou precisando comer mais saudável. Mas a comida vegetariana é, por si só, mais saudável? Não sou nutricionista mas vou colocar o que eu acho.

O baixo consumo de carne é mais saudável do que o consumo diário, principalmente da carne vermelha. Eu li isso, entre outras fontes, nos textos que falam sobre prevenção de câncer. Mas deixar de comer carne sem ficar atento às substituições nutricionais pode ser perigoso. A carne supre boas quantidades de ferro, cálcio e proteínas. Estes nutrientes são encontrados em fontes vegetais, mas é necessário atenção para a variação destes alimentos e para a ingestão combinada. 

Por exemplo, as proteínas podem ser supridas por, além de outras fontes, a ingestão de leguminosas e grãos. É preciso comer os dois, todos os dias. O cálcio encontra seu lugar no tofu e no brócolis, por exemplo. O ferro dos vegetais, por serem menos biodisponíveis precisam ser consumidos junto com algum alimento rico em vitamina C, como as frutas cítricas. Estes e outros cuidados devem ser observados para quem não come carne, e é preciso ir ao nutricionista ver que tipo de orientação é adequada para o seu corpo e seu organismo.


Mas a comida vegetariana pode ser muito prejudicial principalmente quando é substituída por massas e derivados de animais como ovo e queijo. E se você ingere só isso não está comendo carne! Então, não tem nada a ver isso de comida vegetariana ser por si só muito saudável. Independente da sua escolha em comer carne ou não, é preciso ter carinho com sua alimentação. Não coloque para dentro da sua boca aquilo que não tem valor, não sujeite seu corpo a estes sofrimentos, ou ele vai reclamar dos maus tratos cedo ou tarde.


Antes de ser vegetariana eu já tinha a preocupação em cozinhar com pouco óleo, não usar temperos industrializados, não consumir embutidos e alimentos muito gordurosos e nem frituras. Por isso no meu blog você quase não vê esse tipo de coisa. Talvez te ajude a perceber que é possível cozinhar coisas saborosas sem utilizar muito sal e gordura! 


Cuide bem de você mesmx, como se você estivesse cuidando de um filho muito amadx.

Beijos!

Um comentário:

  1. Concordo amiga!!
    Eu já faço minha comida sem muito óleo (quase nada...), não faço fritura, prefiro assado ou grelhado e como muita variedade de verduras, legumes e grãos! Acho importante!
    Não sou vegetariana, mas estou comendo pouca carne ultimamente, por opção mesmo. E esotu me sentindo bem!!
    Temos que cuidar do que colocamos para dentrose quisermos ter saúde e uma pele bonita e bem cuidada! :)

    Ps.: ainda não fiz o molho de mostarda, mas mês que vem ele já tá na minha lista! E estou esperando a receita do bolo de abacaxi com coco.

    Beijocas!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!