quinta-feira, 28 de outubro de 2010

BOLO DE ABACAXI COM CÔCO




Minha primeira aventura bolística foi este bolo liiindo que eu fiz para o aniversário da Mamãe. Como foi o primeiro, não vou ser muito dura comigo mesma: ficou lindo e gostoso!
Mas os próximos, certamente, serão melhores.





Só avisando: dá um pouco de trabalho. Procure fazer a montagem do bolo com todos os ingredientes frios.
Primeiramente, eu assei dois bolos. Fiz meia receita de cada vez.
Meia receita:
1 gema
1/2 xícara de açúicar
1 colher de margarina
Misture bem. Depois acrescente:
1 xícara de farinha de trigo
 Misture.
1 copo de leite acrescentado aos poucos e sempre mexendo a massa
Por último bata as claras em neve bem firme, misture cuidadosamente à massa.
Mais por último ainda, coloque 1 colher de fermento em pó.
Mande pro forno pré aquecido por 25-30 minutos.



Enquanto assam as duas fornadas de bolo, hora de preparar o recheio:

1 lata de leite condensado
2 colheres de farinha de trigo
2 xícaras de leite
3 gemas (opcional)
Açúcar


Misture tudo e leve ao fogo até engrossar. Acrescente, depois de frio, a fruta de sua preferência. No caso, abacaxi picado sem o miolo.

Aí eu preparei a parte de baixo do bolo: retirei a casca de cima do bolo e  molhei com uma calda de caldo de 1 limão com duas colheres de açúcar e água. Botei o recheio. Retirei a casca de baixo do outro bolo, coloquei por cima do recheio. Molhei a parte de cima com a mesma calda.


Muito bem, bolo montado, fui fazer a cobertura: Uma lata de leite condensado, 1/3 de xícara de leite e uma colher de margarina. Leve ao fogo até ficar na consistência de calda. Joguei por cima do bolo, tomando cuidado para molhar os lados do bolo também.
Cobri tudo com cocô ralado umedecido com um pouco de água e umas raspas de chocolate ao leite. Pra decorar, uvas verdes. Você pode decorar também com raspas de limão.


Se a sua intenção é fazer um bolo pra família, sem ser aniversário de ninguém, ou mesmo não quer ter muito trabalho, recomendo fazer a receita do bolo normal acrescentando pedacinhos de abacaxi, fazer pequenos furos na massa com o garfo e molhar com a calda de limão, e depois colocar esta cobertura de leite condensado com o côco ralado por cima. Sucesso certo e total!!!

Faz aí e depois me conta?




Beijos

4 comentários:

  1. Ai amiga! Que lindo!!
    Deu preguiça de fazer só de ler a receita! ehehehehe
    Mas farei quando tiver disposta! E te aviso depois!

    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  2. Faz a forma simplificada do último parágrafo.
    É bem mais fácil... Mas ainda é especial, hehehe!

    Beijo
    :*

    ResponderExcluir
  3. hum,to adorando isso tudo!
    Então vai um pedido: Torta de Banana Integral, eu comia na Prainha quando morei no rio, mas nunca vi aqui em Brasília e uma vez tentei fazer mas ficou uma gororoba, como sei que suas prendas são muitas... e guarda um pedaço pra mim!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sami!
    Torta de banana é uma boa ídéia, hein!
    Vou tentar fazer, e se ficar tão boa quanto o que eu estou pensando, posto aqui no blog.
    Obrigada pela dica e pela vista!

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!