terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vou receber um vegetariano, e agora?!

     Picture of Cow - Free Pictures - FreeFoto.com


No post de hoje resolvi dar uma maõzinha para aqueles que comem carne e têm amigos ou parentes vegetarianos. Como faz? Deixa de chamá-los para os eventos? Cozinha um brócolis no vapor e serve com alface?

Primeiramente, vegetarianos não são E.T´s. São pessoas como você, que por algum motivo, resolveram parar de comer carne. E come toooodo o resto das coisas, as vezes até mais coisas do que um não-vegetariano come. Quando um vegetariano vai na sua casa na hora da refeição, é uma boa oportunidade para você aprender coisas novas e pensar em como e por que não comer carne... Só deixa isso passar pela sua cabeça, vai!

Discussões filosóficas à parte, aqui vão algumas dicas:

- frango, peixe, presunto, salsicha, peito de peru, isso é carne, e vegetariano não come!

- procure uma receita na internet em um site de vegetariano, e não da Ana Maria Braga.

- se quiser fazer o mesmo prato versão vegetariana, é uma boa, por que te economiza tempo na cozinha. Procure por substituições na internet. Existe a carne de soja moída ou em pedaços, tofu e cogumelos que podem substituir a carne em um prato como estrogonofe, por exemplo.

- tempere  o que você for cozinhar para o vegetariano, refogue com alho e cebola, coloque temperos secos como pimenta do reino, cominho, canela, curry... Cuidado com os exageros, mas nós temos paladar, gostamos de comida temperada e não apenas legumes cozidos no vapor!!!

- por favor, não invente de fazer carne com legumes e depois tirar a carne e servir os legumes com caldinho de carne para os vegetarianos... nem nada parecido com isso. Respeite a decisão de não comer carne! Sem falar que, pelo menos para mim, o gosto de sebo da carne me enoja... não tem como não perceber.

- evite entupir alguma coisa com queijo e servir, além de não ter muito gosto não é nada saudável. Tenho certeza que você vai achar receitas fáceis e saborosas na internet.

- a população vegetariana está cada dia maior, pense nisso... daqui a pouco, ao invés de só um parente que não come carne, aparecerão mais parentes e mais alguns amigos... vai se preparando para isso. Que tal aderir à campanha "segunda sem carne"? Assim você treina suas habilidades culinárias e, consequentemente, sociais.

Se tiver mais dúvida, deixa um comentário. Pode ser a dúvida de outras pessoas também. Espero ter ajudado!


Beijos


7 comentários:

  1. gostei do texto! as pessoas que comem carne entram num desespero quando fala que um vegetariano irá comer em casa rssr

    ser veg é tão bom , temos uma alimentação tão variada,enquanto que a dos onivoros parecem acreditar que só existe carne além de frango e peixe ( porque claro na idéia deles frango e peixe n são "carne" rsrs ) .

    ResponderExcluir
  2. Oi, veg girl, obrigada pela visita!
    Este post eu escrevi depois de uma conversa com minhas amigas vegetarianas, percebi que era um "problema" geral... rsrsrsrs!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a cara pensativa da vaca lá em cima. Ai meu Deus, parece tanto comigo. Juro que sou eu filha, te esperando pra almoçar. kkk

    ResponderExcluir
  4. Huahahha, vaquinhas são tão fofas!
    Fofa!

    ResponderExcluir
  5. Há um mês passei por uma experiência que me mostrou como as pessoas não estão preparadas para receber um vegetariano para o almoço. No sábado almocei na casa do meu irmão. O prato pra mim foi macarrão alho e óleo. No domingo almocei na casa da minha cunhada e para mim o prato foi macarrão alho e óleo e salada.

    ResponderExcluir
  6. Montei uma casa com mais três meninos e um deles é vegetariano, como eu sou mulher hauhau acabo cozinhando com mais frequência e eu nunca sei o que fazer pro menino vegetariano, eu tento dar uma inovada, muitos legumes, mas ele fala naada hauhau nunca sei se ta legal ou eu to fazendo papel de besta fazendo coisas que ele não gosta, mas come hauhau

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!