quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ALMOÇO DA SEMANA E O QUE VOCÊ DEVE COMER?



Ai, gente, eu fiz um almocinho meio sem-vergonha. Aí nem tem receita:


Arroz integral com um fio de óleo e um pouco de sal;
Feijão com bastante alho refogado e cebola picadinha;
Refogado de legumes (cenoura, repolho, cebolinha, brotos) com alho, gengibre e shoyu.
Eu recomendaria colocar cogumelos no refogado de legumes e fazer um bolinho de aveia com salsinha.
Só isso mesmo.

Durante essa semana uma amiga "descobriu" que desenvolveu intolerância a lactose. 
Agora uma reestruturação na alimentação vai ter que rolar! Ela disse que sentiria falta do queijo... Eu entendo, este é o meu maior obstáculo para o caminho do veganismo. 

Outra coisa que eu vi foi uma revista de consultório ontem, não sei se Veja ou IstoÉ, com um dossiê sobre alimentação. Eles anunciavam falar o que é viável ou não cumprir dentro das recomendações de uma alimentação saudável. Fiquei lendo aquilo e foi me subindo uma revolta: como que eles se colocam no lugar supremo de falar para toda uma população de um país tão cheio de diversidade cultural o que é viável fazer para se cuidar e onde que as pessoas devem desistir! Que absurdo!!! Mas é óbvio que abandonar os industrializados, fastfoodizados e conservados é melhor para a nossa saúde! Gente, alguém realmente acha, do fundo do coração, que é melhor viver de fast food, açúcar, sal e alimentos industrializados?! 


Aí fiquei em dúvida sobre o que escrever, e como não tenho tempo de fazer uma pesquisa sobre a intolerância à lactose, vou falar uma coisa que eu acho que serve para os dois "temas".


           Para aqueles que se perguntam pra que cuidar do meu corpo, que diferença faz o que eu como e deixo de comer. E outra, se eu como bolo de chocolate todos os dias por que eu gosto, será que meu corpo não fica mais feliz assim do que com cheese cake de tofu?! 

         Acredito que as respostas a estas questões estão na sua postura com relação ao seu corpo, e consequentemente a você mesmx. Postura mental e emocional. O que sinto pelo meu corpo, o que sinto por mim? O que penso sobre mim e meu corpo? A gente acaba achando que o corpo é uma parte nossa, mas na verdade, é lugar de nosso ser. 

        O corpo é lugar de viver, como e onde se vive. Diante disso, sentimos respeito, amor, cuidado. Somos muito  mais que o corpo carnal, mas enquanto estamos neste plano ele é o nosso lugar de viver. Por isso nele refletimos o amor ou não amor que temos para com nós mesmos. Os defeitos vistos e vivenciados no corpo refletem ou se relacionam com defeitos que insistimos em grifar de marca texto no nosso ser. Esquecemos de ver os lindos olhos que temos, o pé bonito que todos elogiam, para ficar observando aquela barriguinha que a blusa apertada marca. Ou então ficamos nos culpando por não ser gentil com todo mundo sempre, e esquecemos de ver quanto amor podemos oferecer quando há sinceridade.

        Quando a gente resolve se perdoar e se amar, perdoamos e amamos nosso corpo, e tentamos fazer contato com ele, assim como se tenta conhecer uma pessoa nova. Aí a gente aprende a ouvi-lo, a ve-lo melhor, a senti-lo com mais intensidade, a dar essa atenção e estes momentos exclusivamente para ele. Começamos a perceber o que faz mal ao nosso corpo: comidas, bebidas, drogas, posturas, sentimentos, palavras. Começamos a ouvir suas reclamações e suas formas de agradecer por aquilo que faz bem.

        Experimente, comece a ouvir. Nosso corpo é muito sábio, ele nos ajuda a caminhar nessa vida, ele nos ajuda a ter energia para realizar, para construir. Assim é que a gente escuta e descobre se come carne e quanto, se consome leite e ovo, etc. Para qual prateleira do supermercados nós vamos, qual o cuidado que vamos oferecer para nós mesmos. Temos que aprender a ouvir esse amigo, esse lugar da nossa vida. Acho que este é o caminho inclusive para desenvolver a intuição e ter percepções de energias mais sutis, por que até isso nosso corpo nos fala, ou nos ensina a perceber.

Não importa o que eu falo, o que o vizinho ou a revista dizem que é para vc comer ou para vc fazer, aprenda a se ouvir e tudo vai dar certo. Sua evolução será em um caminho mais limpo, com sol aberto e algumas borboletas! É o que eu desejo para todx nós. O desejo é uma prece.


Beijos


Um comentário:

  1. Profundo!

    É bem por aí mesmo... esse foi um dos motivos da minha decisão (temporária?)... e tenho percebido as reclamações do meu corpo e tentando ajustar o que deve ser ajustado e descartar o que precisa ser descartado!

    Afinal de contas... cedo ou tarde seu corpo começa a reclamar do que vc faz com ele... isso é fato.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!