quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O PROJETO PORTAL

        O primeiro contato que eu tive com algo relacionado ao projeto portal foi o Simpósio de Ciências Paralelas que aconteceu aqui em Brasília neste ano. Este simpósio me mostrou muitas formas de ver este mundo, o que me fez pesquisar um pouco mais sobre cada assunto discutido. Essas pesquisas me levaram ao site do Projeto Portal.
            A principal idéia com a qual eu me identifiquei foi a de superar o método científico atualmente vigente. Desde a minha graduação em Ciências Biológicas eu sou meio desconfiada com este método positivista, que claramente escolhe aquilo que quer de pergunta e também de resposta. Mas o problema não é principalmente esse, é ignorar que a ciência é um fazer humano, e como todo fazer humano não é possível que seja desprovido de subjetividade. O mais honesto seria assumir a subjetividade e explicitá-la, assim é que seria possível ter credibilidade. Mas isso não ocorre, e a pretensão de ser objetiva e generalizadora acaba com toda a credibilidade deste método, pelo menos na minha visão.
       Outra coisa é que a forma como a ciência é feita não permite o olhar aberto e receptivo sobre os fenômenos, não permite novas descobertas e o desenvolvimento do pensamento humano. Essa crítica está no site do Projeto Portal, e eu não apenas concordo com ela como fico extremamente feliz que um grupo de cientistas tenha percebido esta falha e tenha iniciado uma nova forma de pesquisa!
          Mais um passo para a consciência plena e para a percepção de novas realidades. É assim que se começa uma revolução!!! Parabéns a todos e a todas os participantes dessa nova perspectiva científica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!