quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ALMOÇO DA SEMANA E O QUE VOCÊ DEVE COMER?



Ai, gente, eu fiz um almocinho meio sem-vergonha. Aí nem tem receita:


Arroz integral com um fio de óleo e um pouco de sal;
Feijão com bastante alho refogado e cebola picadinha;
Refogado de legumes (cenoura, repolho, cebolinha, brotos) com alho, gengibre e shoyu.
Eu recomendaria colocar cogumelos no refogado de legumes e fazer um bolinho de aveia com salsinha.
Só isso mesmo.

Durante essa semana uma amiga "descobriu" que desenvolveu intolerância a lactose. 
Agora uma reestruturação na alimentação vai ter que rolar! Ela disse que sentiria falta do queijo... Eu entendo, este é o meu maior obstáculo para o caminho do veganismo. 

Outra coisa que eu vi foi uma revista de consultório ontem, não sei se Veja ou IstoÉ, com um dossiê sobre alimentação. Eles anunciavam falar o que é viável ou não cumprir dentro das recomendações de uma alimentação saudável. Fiquei lendo aquilo e foi me subindo uma revolta: como que eles se colocam no lugar supremo de falar para toda uma população de um país tão cheio de diversidade cultural o que é viável fazer para se cuidar e onde que as pessoas devem desistir! Que absurdo!!! Mas é óbvio que abandonar os industrializados, fastfoodizados e conservados é melhor para a nossa saúde! Gente, alguém realmente acha, do fundo do coração, que é melhor viver de fast food, açúcar, sal e alimentos industrializados?! 


Aí fiquei em dúvida sobre o que escrever, e como não tenho tempo de fazer uma pesquisa sobre a intolerância à lactose, vou falar uma coisa que eu acho que serve para os dois "temas".


           Para aqueles que se perguntam pra que cuidar do meu corpo, que diferença faz o que eu como e deixo de comer. E outra, se eu como bolo de chocolate todos os dias por que eu gosto, será que meu corpo não fica mais feliz assim do que com cheese cake de tofu?! 

         Acredito que as respostas a estas questões estão na sua postura com relação ao seu corpo, e consequentemente a você mesmx. Postura mental e emocional. O que sinto pelo meu corpo, o que sinto por mim? O que penso sobre mim e meu corpo? A gente acaba achando que o corpo é uma parte nossa, mas na verdade, é lugar de nosso ser. 

        O corpo é lugar de viver, como e onde se vive. Diante disso, sentimos respeito, amor, cuidado. Somos muito  mais que o corpo carnal, mas enquanto estamos neste plano ele é o nosso lugar de viver. Por isso nele refletimos o amor ou não amor que temos para com nós mesmos. Os defeitos vistos e vivenciados no corpo refletem ou se relacionam com defeitos que insistimos em grifar de marca texto no nosso ser. Esquecemos de ver os lindos olhos que temos, o pé bonito que todos elogiam, para ficar observando aquela barriguinha que a blusa apertada marca. Ou então ficamos nos culpando por não ser gentil com todo mundo sempre, e esquecemos de ver quanto amor podemos oferecer quando há sinceridade.

        Quando a gente resolve se perdoar e se amar, perdoamos e amamos nosso corpo, e tentamos fazer contato com ele, assim como se tenta conhecer uma pessoa nova. Aí a gente aprende a ouvi-lo, a ve-lo melhor, a senti-lo com mais intensidade, a dar essa atenção e estes momentos exclusivamente para ele. Começamos a perceber o que faz mal ao nosso corpo: comidas, bebidas, drogas, posturas, sentimentos, palavras. Começamos a ouvir suas reclamações e suas formas de agradecer por aquilo que faz bem.

        Experimente, comece a ouvir. Nosso corpo é muito sábio, ele nos ajuda a caminhar nessa vida, ele nos ajuda a ter energia para realizar, para construir. Assim é que a gente escuta e descobre se come carne e quanto, se consome leite e ovo, etc. Para qual prateleira do supermercados nós vamos, qual o cuidado que vamos oferecer para nós mesmos. Temos que aprender a ouvir esse amigo, esse lugar da nossa vida. Acho que este é o caminho inclusive para desenvolver a intuição e ter percepções de energias mais sutis, por que até isso nosso corpo nos fala, ou nos ensina a perceber.

Não importa o que eu falo, o que o vizinho ou a revista dizem que é para vc comer ou para vc fazer, aprenda a se ouvir e tudo vai dar certo. Sua evolução será em um caminho mais limpo, com sol aberto e algumas borboletas! É o que eu desejo para todx nós. O desejo é uma prece.


Beijos


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PENNE INTEGRAL COM CREME DE TOFU



Receita inventada por mim, que nem eu mesma acreditei que deu tão certo!
Até o Príncipe, que não gosta de tofu, comeu e repetiu :)
Gosto de comprar tofu no La Palma, assim como shimeji. Lá é muito mais barato do que no supermercado.
Vamos lá:


500 g de tofu
1 bandejinha de shimeji
1 pacote de ervilha congelada
1 pacote de penne integral
1/2 cebola
pacote de sopa creme de cebola
3 dentes de alho
pimenta do reino
cominho 
páprica picante
sal a gosto.


Antes de tudo coloca a água do macarrão pra ferver, e depois tasca o macarrão lá dentro.

Primeiro refoguei a cebola picada com alho picado e os temperos secos. Aí acrescentei o shimeji e a ervilha e deixei cozinhar um pouquinho. Põe um pouco de água e deixa só um pouquinho pra ervilha ainda ficar consistente, coloca um pouco de sal. Desliga o fogo e bate o tofú com um pouco da ervilha, meia xícara de chá de água e 3 colheres de sopa creme de cebola no liquidificador. Se ficar muito grosso e o seu liquidificador reclamar põe só mais um pouco d´água. Deixa pra pôr o resto da água depois, na panela.

Vira o creme de tofu na panela da ervilha com o shimeji e liga o fogo. Espera esquentar e misturando, vê se vai ficando na consistência que vc quer. Se quiser acrescenta água aos poucos e mexendo. Depois, prove o sal e corrija. Lembra que a sopa creme de cebola já tem sal.

Enquanto prepara o creme fica de olho no macarrão, não esquece dele lá não!!!

Aí escorre o macarrão, e tá pronto. Eu sirvo o molho separadamente, cada um põe no seu prato o tanto que quer de molho. Se vc não é vegan, põe um queijinho ralado por cima... E eu até acho que ficaria bom colocar uns pedaços de gorgonzola nessa receita, por que ele combina muito com o shimeji. 
Bom, faz aí e me conta!


Beijo.



domingo, 14 de novembro de 2010

FRITADA DE BERINJELA

Esta é fácil!


2 berinjelas pequenas 
1 tomate
1/2 cebola
1 pimentão vermelho pequeno
1 cenoura ralada
200 g de tofu (opcional)
2 colheres de farinha de trigo
3 ovos
sal
1 colher de fermento em pó



Primeiro pique a berinjela em tiras e cozinhe no vapor (na cuzcuzeira). Pique as verduras e misture com o tofu, sal, temperos da sua preferência (pimenta do reino, cominho, curry, páprica, etc.), e as gemas. Acrescente a berinjela cozida. Bata bem as claras em neve e por último acrescente à mistura, devagar. Coloque um pouco de óleo em uma frigideira (melhor se for anti aderente) e jogue a mistura. Tampe a frigideira e espere até que o fundo desgrude. Depois, com a ajuda de um prato, vire a fritada para que doure do outro lado. Vai ficar ainda um pouco mole, por isso tenha cuidado ao realizar esta manobra.
Deixe mais uns minutos com a tampa até que pareça cozido. Se estiver na dúvida, prove.




Servi com arroz integral e vagens cozidas e passadas na manteiga com um pouquinho de sal.








Beijo!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

TORTA INTEGRAL DE BANANA



Gente, separa bastante banana pra essa torta!
A torta é de banana com um pouquinho de massa, hehehe.
Eu fiz com banana marmelo, mas você pode fazer com qualquer banana, a que tiver mais madurinha no supermercado.


Primeiro, faça uma farofa com:


2 xícaras de açúcar mascavo   (eu coloquei mais e ficou parecendo uma calda de banana)
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo branca
3 colheres de margarina (ou óleo)


Corte as bananas em tiras longitudinais, e não em rodelas. Isso vai dar mais firmeza à torta.


Bom, eu não tenho aquela fôrma que destaca os lados. Então, improvisei uma lateral de fôrma com papel alumínio, olha aí que beleza!







Ahá!




Forre os fundos com a farofa e cubra com a banana, procurando cobrir bem. Depois da banana, regue por cima um pouco de leite (aí você me pegou, não sei o quanto de leite que dá, no final das contas). Usei leite de soja. Vá intercalando as camadas nessa ordem. Por último, cubra as bananas com salpicado de açúcar mascavo e canela. 





Última camada com um restinho das bananas picadas em rodelas. Esse branquinho é o leite. 








Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente meia hora. Fica uma torta linda e muito gostosa! Pena que eu não tenho foto dela pronta. Dei bobeira! Mas faz aí e me manda a foto, que ela será publicada neste mesmo post em sua homenagem. E aí, Sami, se habilita?


Beijos!

domingo, 7 de novembro de 2010

PENNE AO MOLHO DE ABOBRINHA COM GORGONZOLA

Geeente,


Prometi, prometi e desapareci, não foi?
Que horror! Me desculpem...


Dentro da minha lista de promessas estão a torta integral de banana da Sami, que eu já fiz e está por vir aqui no blog!
E também o penne com molho de abobrinha e gorgonzola.
Olha ele aí! Aliás, lê ele aí por que deste eu não tenho fotinha  :(




1 pacote de macarrão penne
3 abobrinhas 
1 tomate maduro
tomatinhos cereja
200 g de queijo gorgonzola
sal 
cebola
noz moscada
pimenta do reino




Coloca uma panela grande com água e um fio de óleo pra ferver.
Enquanto isso cozinhe no vapor duas abobrinhas.
Refogue a cebola com os temperos secos. Acrescente o tomate grande picado em cubinhos e a ultima abobrinha também picada em cubinhos. Coloque sal a gosto (lembre-se que o queijo tem sal) e deixe cozinhar por mais ou menos 10 minutos, vai soltar água. 
Quando as outras abobrinhas tiverem cozidas, bata no liquidificador com um pouco de cebola e pouquinha água. Junte ao restante do molho que está lá se refogando. Corte os tomatinhos em quatro partes e jogue dentro da panela. Pique bem o gorgonzola, em pedaços pequenos. Desligue o fogo do molho e junte o queijo, misturando bem. 


A esta hora o seu penne deve estar prontinho lá. Sirva o molho separado do macarrão. 
Se quiser coloque à mesa umas folhinhas de manjericão para as pessoas se servirem.


Ai, meninxs, que delícia!






Beijos!