sábado, 30 de outubro de 2010

BOLO DE CHOCOLATE COM GENGIBRE



Esta receita é uma das minhas marcas registradas, com muito orgulho!

Misture nesta ordem:

1 gema
1/2 xícara de açúcar
1 colher de sopa de margarina
1 xícara de chocolate em pó
1 colher de sopa de gengibre (isso por que eu gosto muito, mas pode ser meia colher)
1 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de leite
1 clara de ovo em neve
1 colher de fermento em pó

Vai misturando a cada ingrediente e coloque no forno pré-aquecido por meia hora. Não estranhe, a massa fica um pouco grossa e dá pouco bolo também. O bolo fica meio solado, mas ele é assim mesmo, a graça dele é justamente essa.





Hoje pro lanche eu fiz ainda uma cobertura de leite condensado com côco, mas eu não recomendo não... Prefiro ele purinho com café.









Ai que delícia!


Beijos.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

BOLO DE ABACAXI COM CÔCO




Minha primeira aventura bolística foi este bolo liiindo que eu fiz para o aniversário da Mamãe. Como foi o primeiro, não vou ser muito dura comigo mesma: ficou lindo e gostoso!
Mas os próximos, certamente, serão melhores.





Só avisando: dá um pouco de trabalho. Procure fazer a montagem do bolo com todos os ingredientes frios.
Primeiramente, eu assei dois bolos. Fiz meia receita de cada vez.
Meia receita:
1 gema
1/2 xícara de açúicar
1 colher de margarina
Misture bem. Depois acrescente:
1 xícara de farinha de trigo
 Misture.
1 copo de leite acrescentado aos poucos e sempre mexendo a massa
Por último bata as claras em neve bem firme, misture cuidadosamente à massa.
Mais por último ainda, coloque 1 colher de fermento em pó.
Mande pro forno pré aquecido por 25-30 minutos.



Enquanto assam as duas fornadas de bolo, hora de preparar o recheio:

1 lata de leite condensado
2 colheres de farinha de trigo
2 xícaras de leite
3 gemas (opcional)
Açúcar


Misture tudo e leve ao fogo até engrossar. Acrescente, depois de frio, a fruta de sua preferência. No caso, abacaxi picado sem o miolo.

Aí eu preparei a parte de baixo do bolo: retirei a casca de cima do bolo e  molhei com uma calda de caldo de 1 limão com duas colheres de açúcar e água. Botei o recheio. Retirei a casca de baixo do outro bolo, coloquei por cima do recheio. Molhei a parte de cima com a mesma calda.


Muito bem, bolo montado, fui fazer a cobertura: Uma lata de leite condensado, 1/3 de xícara de leite e uma colher de margarina. Leve ao fogo até ficar na consistência de calda. Joguei por cima do bolo, tomando cuidado para molhar os lados do bolo também.
Cobri tudo com cocô ralado umedecido com um pouco de água e umas raspas de chocolate ao leite. Pra decorar, uvas verdes. Você pode decorar também com raspas de limão.


Se a sua intenção é fazer um bolo pra família, sem ser aniversário de ninguém, ou mesmo não quer ter muito trabalho, recomendo fazer a receita do bolo normal acrescentando pedacinhos de abacaxi, fazer pequenos furos na massa com o garfo e molhar com a calda de limão, e depois colocar esta cobertura de leite condensado com o côco ralado por cima. Sucesso certo e total!!!

Faz aí e depois me conta?




Beijos

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A COMIDA VEGETARIANA É SAUDÁVEL?



Quando sabem que tenho um blog de receitas vegetarianas, muitas pessoas me falam que vão ler meu blog por que estão precisando emagrecer, ou precisando comer mais saudável. Mas a comida vegetariana é, por si só, mais saudável? Não sou nutricionista mas vou colocar o que eu acho.

O baixo consumo de carne é mais saudável do que o consumo diário, principalmente da carne vermelha. Eu li isso, entre outras fontes, nos textos que falam sobre prevenção de câncer. Mas deixar de comer carne sem ficar atento às substituições nutricionais pode ser perigoso. A carne supre boas quantidades de ferro, cálcio e proteínas. Estes nutrientes são encontrados em fontes vegetais, mas é necessário atenção para a variação destes alimentos e para a ingestão combinada. 

Por exemplo, as proteínas podem ser supridas por, além de outras fontes, a ingestão de leguminosas e grãos. É preciso comer os dois, todos os dias. O cálcio encontra seu lugar no tofu e no brócolis, por exemplo. O ferro dos vegetais, por serem menos biodisponíveis precisam ser consumidos junto com algum alimento rico em vitamina C, como as frutas cítricas. Estes e outros cuidados devem ser observados para quem não come carne, e é preciso ir ao nutricionista ver que tipo de orientação é adequada para o seu corpo e seu organismo.


Mas a comida vegetariana pode ser muito prejudicial principalmente quando é substituída por massas e derivados de animais como ovo e queijo. E se você ingere só isso não está comendo carne! Então, não tem nada a ver isso de comida vegetariana ser por si só muito saudável. Independente da sua escolha em comer carne ou não, é preciso ter carinho com sua alimentação. Não coloque para dentro da sua boca aquilo que não tem valor, não sujeite seu corpo a estes sofrimentos, ou ele vai reclamar dos maus tratos cedo ou tarde.


Antes de ser vegetariana eu já tinha a preocupação em cozinhar com pouco óleo, não usar temperos industrializados, não consumir embutidos e alimentos muito gordurosos e nem frituras. Por isso no meu blog você quase não vê esse tipo de coisa. Talvez te ajude a perceber que é possível cozinhar coisas saborosas sem utilizar muito sal e gordura! 


Cuide bem de você mesmx, como se você estivesse cuidando de um filho muito amadx.

Beijos!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

HAMBURGER VEGANO

Bom, sobrou do feijão branco com berinjela que eu fiz e no final de semana (daquela semana) o lanche foi hambúrguer vegano!
Se você não tiver sobra de feijão, pode ser do feijão cozido novinho mesmo. É só escorrer bem, juntar uns temperinhos como cebola, alho, pimenta do reino, curry, cominho, salsinha. Pode colocar também cenora ralada e beterraba. Passar no liquidificador ou no processador e acrescentar farinha de rosca.

Aí vc põe na frigideira só pra dar uma douradinha dos dois lados.



       




Ai que comidinha besta!






Beijos!

NHOQUE DE FEIJÃO BRANCO


Essa semana foi muito estranha, eu quase não rendi nada e muito menos fiz comida em casa. Acho que foi o horário de verão...

Mas tenho algumas receitas do cardápio do final de semana que prometo postar:

* hambúrguer vegano
* bolo de abacaxi com côco
* penne ao molho de aborinha com gorgonzola.

Parabéns, Mami!!!!



Tinha um feijão branco congelado de uma receita que eu fiz, lembra? E tinha também e na mesma situação um restinho de grão de bico de uma pasta. Não sei de onde que eu tirei a idéia de procurar receita de nhoque de feijão. Achei essa aqui. Gente, se eu soubesse que fazer nhoque era essa moleza, vcs veriam mais desse tipo de receita por aqui!


Só que como eu nunca sigo as receitas, eu fiz assim:

2 xícaras de feijão branco misturado com grão de bico (acho que dá com qualquer leguminosa)
2 xícaras de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
3 batatas cozidas
1/2 cebola ralada
1 colher de margarina
1 colher de manteiga
2 colheres de azeite
sal

Mistura tudo em um processador ou amasse com o garfo e misture bem. Vai ficar uma pasta meio cremosa. Como eu não tenho paciência nenhuma de ficar fazendo bolinhas com a colher em uma massa tão molenga, eu botei tudo dentro de um saco e ia apertando e cortando as bolinhas de nhoque e jogando direto na panela com água fervendo e um pouquinho de óleo.

                               

Aí, será que dá pra ver o saquinho com a bolinha na ponta? Aquelas bolinhas que subiram estão prontas, pode tirar da água. 

Molho:

1 cebola picada em cubinhos
2 dentes de alho picados
1 lata de tomate pellati (tem no supermercado)
Cominho e pimenta do reino
sal

Refoga a cebola e o alho com os temperos. Acrescenta os tomates picados e um pouca de água. Deixa ferver um pouco e tá pronto!



                                  


Lindo, né?

Pra ficar uma refeição mais nutritiva eu servi de entrada esta saladinha com molho de laranja:




Molho de laranja para salada:

suco de 1/2 limão
suco de 1 laranja
1 colher de azeite
5 gotinhas de vinagre
sal 
pimenta do reino



Eita almocinho bom!





Beijos!


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PÃO INTEGRAL COM LINHAÇA





Cansada deste pão integral industrializado, comprei um fermento biológico e busquei uma receita de pão integral na internet. Achei essa aqui logo de cara. 

Mas como eu não tinha aveia nem gérmen de trigo, coloquei só a linhaça mesmo, e mandei ver! Só que o meu fermento não era fresco, mas deu certo. Misturei tudo, até que a massa ficasse bem homogênea, e depois deixei em repouso por uma hora. Não sei se foi tempo demais ou se o fermento seco não ajudou muito, mas a massa não dobrou de tamanho. Fiz umas bisnaguinhas e cortei a massa em cima com a faca. Deixei no forno por mais ou menos meia hora. Ah, e coloquei um pouco de espinafre picado na massa, só pra gastar o espinafre mesmo.

Ficou um pãozinho bem macio e com o gosto suave. Não deu aquele amargo da farinha integral não... ficou gostosinho. Meu príncipe se amarrou, o que é bom já que a preferência dele não é por pães integrais. Bom sinal.



Se fizer, me conta como foi e como ficou, por que no site original da receita muitas pessoas comentaram que a massa não ficou boa até que se acrescentasse um ovo, e eu queria uma receita vegana. Não coloquei ovo, mas prestou.

Beijo!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

FEIJÃO BRANCO COM BERINJELA

Almocinho mais simples e gostoso!





250 g Feijão branco 
1 berinjela
2 tomates
200 g de tofu
1/2 maço de espinafre
1 cebola
1 dente de alho
louro
páprica picante 
pimenta do reino
cominho 
sal
óleo de soja


Deixe os feijões de molho por pelo menos 12 horas. Cozinhe em panela de pressão por 7 minutos, para que os grãos não se desmanchem. Refogue em uma panela o óleo, a cebola, o alho e os temperos. Acrescente o tofu e deixe dourar um pouco. Acrescente o tomate e depois de uns 3 minutos, a berinjela picada em cubos. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 10 minutos. Depois acrescente o feijão e por último o espinafre. Misture bem e deixe no fogo o suficiente para esquentar o feijão e o espinafre.


Farofa de amêndoas com bananas secas.

Coloque as amêndoas na panela e deixe que torrem um pouquinho. Desligue o fogo e acrescente a farinha, a farinha de linhaça e as bananas secas. Misture bem e depois coloque azeite até que molhe bem a farinha. 


Sirva com arroz.


Beijos!

CHURRASQUINHO VEGANO


Aniversário do meu irmão e muitos pedaços de cadáver assado para comemorar!

Levei para o tal churrasco meus ingredientes para que eu não comesse apenas mandioca cozida com vinagrete.




Tomates partidos em quatro, temperados com azeite, alecrim e sal.
Cebolas partidas no meio e em quatro.
Pimentão em quadrados.
Abobrinha marinada no azeite com pimenta do reino, canela e sal.
Berinjela marinada no shoyu com alho e sal.
azeitonas sem caroço (eu não coloquei, mas senti falta).

Se possível, deixe os vegetais marinando de um dia para o outro.
Monte os espetinhos alternando os ingredientes e coloque na grelha, acima (e longe) das carnes.


Batata previamente ferventada.
Molho de creme de soja com orégano, azeite, cebola ralada e um pouquinho de sal.

Coloque a batata no espeto e espere que a casca fique dourada (ou mais tostadinha se gostar).
Retire do fogo e coloque o molho por cima.
Se não quiser molho vegano, fica ótimo de requeijão com queijo ralado, orégano e cebola ralada.


Banana assada na churraqueira também fica muito bom! Depois que tirar do fogo é só colocar um pouco de canela e açúcar mascavo.


Eu recomendaria levar um pouco mais do que o que vc comeria sozinhx, por que verduras todxs comem. No meu caso não fez tanto sucesso assim. As pessoas nem provaram, só minha mãe (não conta!) e uma tia. Triste :(
Mas para mim foi um churrasco bem completo, e estava tudo delicioso!



Beijos!

domingo, 10 de outubro de 2010

PETISCOS

Domingo a noite, petiscos com vinho ou cerveja...
Cortei uns pães de fôrma integrais que estavam aqui há tempos, pedindo uma última chance.
Passei por eles um pouco de azeite e uma pitadinha de sal. Coloquei por cima várias coisinhas que tinham na cozinha:
- gorgonzola com umas folhinhas de espinafre
- espinafre com tomatinho e castanha
- tomatinho com queijo ralado e cebola
- manga com geléia e pimenta síria e castanha.

E aí fui temperando com pimenta do reino, noz moscada...
Mais um pouquinho de azeite, e foi para o forno pré-aquecido por mais ou menos 10 minutos, olhando sempre pois pão queima muito rápido no forno.

Dá uma olhadinha:






Lindos e gostosos...


Beijos!

ALMOÇO NA CASA DA SOGRA

Mais uma situação a ser contornada.
Meu príncipe avisou a sogrita que eu agora sou vegetariana. "Mas eu ia fazer estrogonofe...". Gente, imagina que situação, que comida ela ia fazer pra mim? Quer dizer, ia fazer um prato só pra mim e estrogonofe para os demais? Ela ainda perguntou pro príncipe: "O que eu faço?!"... e ele não sabia. 
Gente, perguntasse para mim! Eu levo um pouco de carne de soja e ela mistura no molho do estrogonofe. Eu ainda não sou vegana, é mais fácil de resolver!
Acho que ela ficou aliviada com a notícia...
E eu não quero comer mandioca com salada toda vez que for almoçar na casa de um parente, ha ha ha!!!
Pois é, temperei e refoguei minha carninha e fui com ela debaixo do braço.
Chegando lá, só algumas dúvidas relacionadas à o que substitui minha proteína... e só!
Tranqüilo.
Ninguém provou a minha parte da comida, mas na verdade ficou delicioso!


Prometi pra minha mãe (que ficou ciúmes por eu não ter levado um pouco pra ela) um estrogonofe vegano. A receita estará aqui, claro!




Beijos!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MOLHO DE MOSTARDA COM MEL



Atendendo pedidos da minha amiga linda, uma receitinha deste molho que fica muito bom com saladas.




5 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de mel
duas pitadinhas de pimenta do reino
1 colher de azeite
1 colher de água
sal


Misture dando umas batidinhas com a colher.


Ah, sim, com mostarda escura eu não gostei, fica um gosto esquisito.




:)




Beijos!

TORTA URGENTE DE LEGUMES



Urgente, pois eu estava na caso dos meus pais e ia fazer almoço. Sem nada na geladeira e com uma enorme preguiça de ir ao mercado (que geralmente não tem nada bom nem fresco) eu resolvi vasculhar a dispensa e saiu esta torta.








Massa


2 xícaras de farinha de trigo
4 colheres de farinha de linhaça
1/3 de xícara de óleo (ou azeite)
sal
2 gemas
3 colheres de água



Misture tudo e amasse com as mãos. A massa vai ficar meio esfarinhada, mas se você apertar com as mãos, ela forma "bolos" ou pedaços. Vai amassando tudo e grudando aos poucos em uma fôrma. Não precisa untar. Cubra o fundo e as laterais da fôrma e reserve.



Recheio


Junte uma lata de legumes em conserva, uma lata de milho em conserva, azeitonas picadas, cogumelos em conserva picados, 1 cebola picada, 1 tomate picado, 1 dente de alho picado, meia xícara de farinha de aveia,  1 caixinha de creme de leite. Tempere com ervas (orégano, cebolinha, manjericão, alecrim, pimenta do reino, cominho) e sal. Acrescente as duas claras batidas em neve com cuidado, mexendo devagar. 



Coloque o recheio por cima da massa e leve ao forno previamente aquecido por 35 minutos, ou até que o recheio fique levemente dourado.

A linhaça com o azeite dá um gostinho bom para a massa dessa torta, pode variar o recheio. Lembre de colocar algo no recheio que confira alguma consistência ao cozinhar no forno, para que ele não fique escorrendo pelo prato.




Beijos!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SALADA DE ABACATE

Eu amooooo abacate!
Adoro muito guacamole, e a última que eu comi me deixou quatro dias debilitada (intoxicação alimentar), mas nada que uma água de côco não resolva. Jamais desistirei do abacate!
Vi esta receita em uma foto por aí nas minhas pesquisas culinárias em livrarias, e quando olhei na geladeira hoje, tinham alguns ingredientes que me possibilitaram testar as habilidades em re - inventar receitas.



Pique  o rachidio (ou alface) com as mãos, rasgando as folhas em pequenos pedaços. Acrescente o abacate picado e tomatinhos partidos em quatro. Tempere com (aí está a arte) pimenta do reino, cominho, páprica picante, suco de limão e azeite. Deixa o sal para cada um colocar no seu prato o quanto que lhe apetece. 

A vasilha está suja por dentro por que depois de salpicar os temperos por cima da salada, eu fechei a tampa e sacudi para misturar tudo. 

Nossa, ficou boa demais!


Beijos.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

NOTÍCIAS NOVAS PARA A FAMÍLIA




Nem gostaria de comentar sobre minha tentativa de cozinhar hoje, foi um pouco desastrosa. Tentei fazer um creme de amêndoas com leite de soja para colocar no macarrão, mas saiu um creme com um gosto muito estranho. Meu príncipe comeu, encheu o macarrão de queijo ralado e mandou pra dentro! Mas eu simplesmente não consegui comer. No final das contas almocei penne com legumes e tofu grelhados. Como não tem nada de mais nessa receita, nem vou postar aqui não...

Ontem fui almoçar na casa da minha vó, e tive que avisar que sou vegetariana, pela primeira vez. Primeiro fui advertida de minha velhice seria sem saúde nenhuma. Depois de que teve uma atriz famosa que parou de comer carne e ficou igual à um maracujá de gaveta em pouquíssimos anos. Finalmente tive que escutar que eu não sou muito normal mesmo... De acordo com os costumes da família da minha mãe, eu não sou muito normal mesmo não. 

Eles assaram carne, tinha arroz e feijão. Minha tia, pensando em mim, comprou mandioca. Eu vasculhei a geladeira e consegui fazer uma salada de repolho com alface, tomate, cebola, cenoura e um pouco de salsão. E um molho, que absurdamente fez muito sucesso, de limão, vinagre, azeite, sal, orégano e um pouquinho de água.

Acabou saindo aqui uma receita de salada, hahaha!

Acho que para o primeiro choque foi bom, pelo menos eu ganhei mandioca cozida.

Beijos!

domingo, 3 de outubro de 2010

FESTA DA CHUVA: MOQUECA DE BANANA



Choveu!

Eu disse que faria uma festa! Mas meu conceito de festa deve estar mais próximo de uma festinha de um asilo... mas assim eu me divirto.
A festa da chuva foi um almoço vegetariano para meus pais não acharem tão esquisita minha nova dieta, e para que eles divulgassem com bons atributos a culinária vegetariana. Achei uma receita muito elogiada no Trópico Vegano e resolvi fazer, com um pouco de medo, a tal moqueca de banana da terra.  Passei na feira de orgânicos da 115 norte e fui pra casa deles preparar o almoço. Eis que enquanto lavo as verduras vejo um lombo de porco boiando em uma água na pia, para ser descongelado. E não é que o sapeca do meu pai estava descongelando o bendito para servir no MEU ALMOÇO VEGETARIANO?! Como assim LOMBO DE PORCO no ALMOÇO VEGETARIANO?!!! Tratei de devolvê-lo a geladeira, e o coitado deve ser comido durante a semana, por que o almoço foi vegetariano mesmo! Hahahahaha!!! Que engraçado, essa foi ótima!

No que diz respeito à receita, eu não usei pimenta nem coentro, deixei cozinhar mais do que 20 minutos (uns 35 minutos). A banana ficou firme mesmo assim. Ah, e também não usei muito pimentão verde, e sim um bem pequeno. E cebola foi roxa, o gengibre eu ralei e deixei marinando a banana também. O resto foi igual a recomendação do Kel, e realmente ficou uma delícia! 


Servi com arroz com açafrão e farofa de cebola na manteiga (faltou pouco pra ser um almoço vegano).
Eu não achei a oitava maravilha do mundo, mas realmente é muito gostoso. Não se iluda, recente - ex - onívoro, não fica igual uma moqueca de peixe, mas fica igualzinho uma moqueca de banana! Acho que eles gostaram por que para meus pais, eu e meu marido, esta panela diminuiu em dois terços seu volume. E acho que este sinal aí do Papai é um "gostei!"



Quando meu príncipe perguntou se meu pai sentiu falta do lombinho ele falou "Até agora não tinha sentido falta, não estava lembrando. Mas agora que você falou...". Vou considerar um elogio! Hahahaha.

Obrigada pela receita, Kel do "trópico Vegano".

Obrigada por me darem a chance, Papi e Mami!

Beijos!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

LANCHINHO RÁPIDO



Muitas das vezes na hora do lanchinho da noite eu tenho vontade de sair para comer ali no Só Saúde, na 108 norte. Eles praticamente não têm opção vegetariana e muito menos vegana, mas como é um lugar novo, os sanduíches são relativamente baratos, e sempre que eu vou lá peço qualquer coisa, mas sem carne por favor. Dá certo, e os sucos são muito bons! 

Mas final de mês, eu estou quebrada e não rola de ir comer fora sempre. Mesmo explorando meu querido Príncipe. Então resolvi fazer um sanduichinho nos moldes dos que eu como por lá, que são bem simples.




O pão é um integral do La Palma, uma fatia de queijo muçarela, tomatinhos, alface roxa, orégano pra dar um cheirinho, azeite, sal. E o suco de acerola com mamão. Esquentei o pão com o queijo, o tomatinho e o azeite antes e depois coloquei o alface por cima. Não é que ficou delicioso?! E pra ser chique ainda comi de garfo e faca! 

Beijos!