quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ALMOÇO DE QUINTA FEIRA



Quando chover eu vou fazer uma festa! 





Pimentão recheado com cogumelos, castanha e molho de gorgonzola


2 pimentões amarelos grandes
1 bandeja de shimeji
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1/2 tomate picado
2 mandioquinhas (ou batata pequena) cozida e amassada
castanha de caju
queijo gorgonzola
queijo parmesão ralado
azeite
sal
pimenta do reino


Refogar a cebola com o alho e acrescentar o cogumelo. Refogar um pouco. Depois colocar os tomates, esperar que eles desmanchem um pouco. Acrescentar a batata amassada e as castanhas, desligar o fogo e depois colocar o queijo parmesão. Cortar os pimentões ao meio e rechear, depois salpicar queijo ralado por cima. 

Depois deste tanto de queijo juro que vou fazer o mês vegano aqui no blog (e consequentemente na minha cozinha!).
Me cobrem!







Salada de abobrinha, cenoura e alface roxa com molho de mel com mostarda


Fica lindo e gostoso!


Beijos.

TEM ALGUMA COMIDA SEM CARNE?


        Como meu Príncipe come carne, nós não vamos comer fora apenas em restaurantes vegetarianos, variamos muito. Eu acho até bom, por que eu obrigatoriamente me torno mais uma pessoa no mundo pentelhando os restaurantes que ainda não pensaram muito em opções vegetarianas e muito menos veganas. Mas sempre, ou quase sempre que eu faço essa pergunta, eu escuto: tem sim, tem essa aqui com frango, essa outra com peixe, tem peito de peru...
          Ah tá, então carne é só carne vermelha? Alguém sabe uma palavra que se refira a carne e seus derivados, e que todxs entendam?!


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CONSERVA DE ABOBRINHA

        

         Tudo bem que eu ainda não sou vegana, mas não quero ficar comendo manteiga ou requeijão todos os dias no café da manhã. Além de ser monótono, ainda é pouco saudável, né. Então as conservas de abobrinha e berinjela e as pastinhas de tofu, entre outras delícias substituem a manteiga e o requeijão com muito mais sabor. Gosto muitíssimo!



2 abobrinhas médias
1 cebola roxa
1 pote pequeno de azeitona
Pimenta do reino
Um dente de alho minúsculo (se você gosta de alho)
azeite
óleo de girassol
3 colheres de sopa de vinagre branco
sal




Cortar a abobrinha em tiras bem finas e deixar de molho na água com sal por mais ou menos meia hora. Cortar a cebola em tiras finas. Escorrer bem a abobrinha e espremer para tirar o resto de água. Acrescentar a cebola, o alho, a pimenta do reino e a azeitona, o vinagre e misturar bem. Colocar em um pote de vidro com tampa e acrescentar sal. Cobrir a abobrinha com uma parte de óleo e outra parte de azeite. Este azeite é que vai conservar a abobrinha, por isso tem que cobrir tudo. Aí só guardar na geladeira, dura bastante se todo mundo não comer antes! 

Beijos.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ALMOÇO DE SEGUNDA - FEIRA








Arroz com lentilha e curry, eu tirei a idéia do Culinária Vegetariana. E a lentilha é a sobra da quantidade que eu cozinhei para o crepe da receita anterior, mas que não usei e congelei sem tempero e sem o caldo.


Purê de mandioca com abóbora


500 g de mandioca
200 g de abóbora
Cozinhe na panela de pressão por 45 minutos (quanto mais melhor)
Retire do cozimento e amasse tudo com um garfo.
Depois refogue metade de uma cebola, um dente de alho ralado no azeite, sal,
e acrescente a mandioca e a abóbora amassadas, e uma pitadinha de pimenta do reino.
Coloque aos poucos um copo de leite de aveia (ou leite de soja), misturando sempre até ficar na consistência
desejada.
Eu faço dos dois misturados por que não gosto muito de abóbora, mas assim dá pra comer!


Beterraba cozida ao molho de maracujá


Pique a beterraba em cubos e coloque para cozinhar no vapor.
Enquanto isso faça o molho de maracujá, que eu tirei a receita do "Tudo Gostoso"
É só misturar e ferver suco de dois maracujás, 1 copo de água, 2 colheres de mel ou açúcar e meia colher de sopa de maizena. Misture o molho à beterraba cozida.


Omelete com amêndoas


3 ovos
6 amêndoas deixadas de molho por 30 minutos e depois raladas


Bater as claras em neve e acrescentar as amêndoas, sal, um pouco de azeite e uma colher de farinha de trigo integral. Colocar na frigideira com um pouco de óleo até dourar os dois lados. Pode colocar salsinha junto com as amêndoas, pra quem gosta.




Eu ia fazer uma salada de abobrinha com cenoura e tomatinho, mas depois de cozinhar todos esses pratos, eu fiquei com preguiça. Amanhã eu faço... 




Beijos!

PANQUECA DE LENTILHA COM COGUMELOS E SALADA COM MANGA

Este foi o primeiro almoço consciente que fiz como vegetariana. Tentei diversificar nos ingredientes, dá uma olhada:




Panqueca


1 copo de leite de aveia
1 colher de azeite
2 colheres de farinha de trigo integral
sal
1 colher de amido de milho


Misture bem os ingredientes e coloque uma frigideira para esquentar com um pouco de óleo. Depois de quente, despeje duas colheres de cada vez da massa para fazer as panquecas. Eu não me dou muito bem com panquecas e crepes, sempre fica meio quebrado, desmanchando... Então eu faço tipo um sanduíche, sem dobrar as panquecas. Meu sucesso é maior assim, he he he!


Recheio


Lentilhas bem cozinhas e escorridas
Cogumelo paris fresco cortado em lâminas e marinado no molho shoyu com cebola.


Misturar os ingredientes e colocar um pouco de azeite, sal pimenta do reino e cominho.




Salada


Folhas de alface roxa, folhas de rachidio, cenoura ralada de comprido, beterraba ralada, cebola em roledas muito finas, pedaços de manga e tomate.


Pena que não tirei foto por que ficou linda minha saladinha!




Até meu marido onívoro gostou! Eu achei que ficou meio seca a comida, precisando de um molho. Mas para quem não se importa, é um ótimo almoço.


Beijos

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Nasce mais uma vegetariana







Agora sim!
Já tem tempo que eu venho ensaiando retirar a carne da minha vida, e agora finalmente consegui. Foi um processo lento, mas foi importante ter sido como foi. 
          Eu sou reikiana, estudo e jogo Tarot e estudo Psicologia, e me considero uma pessoa espiritualizada, se me permitem usar um termo de significado tão difuso. Sei que a carne tem baixa energia e que pode prejudicar a manter uma energia espiritual boa e limpa. E eu preciso dessa energia limpa, por causa do meu trabalho e do que eu quero fazer na vida. Então, foi um longo caminho desde aprender isso até abandonar a carne. Passei por deixar de fumar, deixar de beber muito (agora só de vez em quando, e pouco), fazer terapia e yoga regularmente até chegar onde estou, vivendo quase totalmente de acordo com o que acredito. E isso me dá muita paz, uma coisa que eu havia perdido nos anos da faculdade de biologia, entre churrascos, festas, cachaças, vodckas e cigarro. 
            Na verdade, acho que esta época de bacanismo, foi muito boa e agora faz parte do que eu sou. Principalmente por que já vivi isso, e sei que não preciso mais. Seria pior viver na falta daquilo que nunca fiz. E agora que "aceitei jesus", ou seja, consegui incorporar no meu ser que isso tudo não condiz com a vida que eu escolhi para mim, estou em paz novamente. 
               Mas não foi fácil, e não foi do dia para a noite. Com relação à carne, que é o motivo deste texto, eu comecei a diminuir o consumo, primeiro por perceber que meus intestinos reclamavam com muita flatulência e uns barulhos estranhos logo após um churras bem regado à carne vermelha, amarela, e de tudo que era cor. Aí comecei a comer menos carne nos churrascos, e a diminuir o consumo de carne no geral. Me sentia melhor ao comer menos carne, bem melhor, fisiologicamente falando. E espiritualmente também.
             Depois disso ,já visualizando (de longe, é verdade) uma vida sem carne, eu fui em um encontro no Parque Olhos d´água com um guru indiano daqueles magrelos e com o rosto infinitamente doce. Lá no meio das conversas, enquanto todos comiam aquela deliciosa amostra da comida indiana, o guru veio em minha direção e disse em um inglês peculiar: "e você, já parou de comer carne?!". E eu: "he he, mais ou menos...". Ele respondeu que eu tinha que "parar de comer carne, energia muito baixa, de planos inferiores, tem que deixar de comer carne!" Ai ai meu pai eterno! Recebi essa incumbência de um guru!!! E isso nunca mais saiu da minha cabeça.
                Mas não o obedeci imediatamente, ainda fui um pouco rebelde, até que meu pai me diz que quer um cachorro para lhe fazer companhia. Ele pesquisou muito e botou na cabeça que queria um labrador. Eu, como filha que sou, fui atrás do canino. Sabendo que um cão de raça é caro, enviei email para meus amigos perguntando quem teria por favor um labrador para doar. E eis que meu amigo me responde que Golden Retrivier também é legal, que eu procurasse um. Procurei os dois. E não é que a minha amiga Joe achou um Golden abandonado no Park Way! Peraí, abandonado? Um cachorro lindo e de raça?! Quem faz uma idiotice dessas?! Praticamente empurrei meu pai para buscar o cão. Nos deparamos com uma enorme criatura doce e amorosa que é muito apaixonante, e não entendo por que, nem em um milhão de anos ou desculpas, que alguém abandonaria este ser na rua, à própria sorte.
                Assim ele me ensinou a pensar nos direitos dos animais. Eu nem gosto deste termo, por que é tentar encaixar a natureza no sistema humano de direitos e deveres, e acho que os animais não têm nada a ver com isso. É questão de respeito à uma vida, respeito à presença de um ser neste planeta, que lutou por gerações e gerações desde o início do mundo para estar aqui, co-habitando a Terra conosco. Assisti filmes e li opiniões sobre o assunto, vi como os animais são mortos e criados, e isso me tocou profundamente. Principalmente por que ajudar a sustentar um sistema que mata e maltrata seres vivos não condiz com minhas crenças espirituais. Comer carne estava cada dia mais difícil.
             Não comer carne ficou muito fácil depois da consultoria para transição da alimentação onívora para a vegetariana que eu tive com a Marina Corbucci (olha a propaganda), que eu indico muito para quem está a procura de ser vegetarianx. Me empolguei e vi que era totalmente possível. Então, desde este dia, menos uma pessoa para comer carne neste mundo!
               Outros motivos me levaram até aqui, como a destruição das áreas naturais para plantação de soja para alimentar gado e para pasto, os gases emitidos pelos rebanhos, a pesca predatória acabando com várias espécies de peixes, e outros motivos que se relacionam com o fato de eu ser bióloga. 
               Vou confessar que tenho a meta do veganismo, principalmente por que quanto mais veganos no mundo, mais as pessoas serão obrigadas a pensar em por que exploramos os animais dessa forma que exploramos, com tanto desrespeito e arrogância. 
                    
      

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ISSO NÃO ESTÁ DANDO CERTO!

Tem muita gente por aí fazendo o mesmo que eu e meu pequeno blog, e fazendo mais e melhor.
Então encerrarei minhas atividades neste assunto, principalmente por que me deu vontade de escrever sobre outro assunto! Que boa é a flexibilidade do blog! Em breve retornarei com outra cara de blog, outro assunto, e talvez eu mate esses já postados...


:)

domingo, 12 de setembro de 2010

SAÚDE INTEGRAL

Legal este conceito...
Vai ter um encontro em Planaltina - DF, quem quiser a programação
me manda um email que eu envio, ok?





X ENCONTRO DE SAÚDE INTEGRAL DE PLANALTINA
V SEMENTES PARA A PAZ MUNDIAL
OS OITO OBJETIVOS DO MILÊNIO,
 A PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA PAZ



 


DATA: 14 a 23 de setembro de 2010
LOCAL: Praça da Saúde – CeMA/HRPL
Av. WL4 Setor Hospitalar Oeste – Planaltina-DF
TELEFONE: 3388 9678 – 33889760
ENTRADA FRANCA



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

TAMPAS DE PET FECHAM OS SAQUINHOS PLÁSTICOS

Simples e prático!

Também não sei a autoria da idéia, recebi por email. 
Quem puder contribuir com isso, por favor, faça.
Eu adorei a idéia!


PARA RECICLAR TAMPAS DE PET.
CORTE LOGO ABAIXO DO GARGALO COM UMA TESOURA OU
OUTRO CORTADOR.



PASSE O SACO PLÁSTICO POR DENTRO DO GARGALO CORTADO 
E DEPOIS BASTA FECHAR COM A TAMPA!


Abraços, até mais!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

TSE: REGISTRO DE CANDIDATURAS 2010



Na mesma linha do post anterior, este site do TSE possibilita que os eleitores vejam todas as candidaturas e qual a situação da candidatura. Pelo menos é possível ver quem tem algum problema com o TSE.


Façam bom proveito: 
http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/jsp/framesetPrincipal.jsp 

FICHA LIMPA.ORG

Eleições 2010 está batendo à nossa porta, e a impressão que me dá é que tenho que fingir que este sistema governamental é a única maneira corretamente possível de organizar um país, ou grupos de pessoas.


 Mas minha vontade é de gritar da minha janela com um alto-falante que isso tudo é um circo, que a gente pode ignorar esse teatro e se organizar independentemente, enquanto pessoas donas do nosso próprio destino! Não vamos mais votar, nem pagar imposto! Vamos nos organizar por quadras, por ruas, inventar novas formas de comunidade, sem a necessidade deste lixo que é o Governo e o Sistema Político!


Tá, é mais complicado que isso... Então, por enquanto, o Ficha Limpa é uma opção. Quer dizer que foi preciso que a sociedade pedisse, de baixo dos pés dos cavalos da polícia, que os governantes não sejam corruptos. E quem quer que já tenha sido, por favor, não tente governar de novo. 
Isso é tão óbvio!


Mas o tema da postagem não é esse, é o site: http://www.fichalimpa.org.br
De acordo com o que li no site, os candidatos se inscrevem voluntariamente, sendo obrigatória a apresentação de documentos que comprovem sua "limpeza" e aí nós eleitores podemos consultar o site para ver em quem podemos votar sem colocar um corrupto no governo.


Legal, mas parece que poucos candidatos se importam. Só 55 inscritos, entre candidatos à presidência, governo, senado e câmara federal. Poucos se importam ou poucos estão aptos para se inscrever?






Eleitor, boa sorte nessas eleições!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SAQUINHO DE JORNAL

Não sei de quem é o crédito da idéia ou do texto, eu recebi por email sem nenhuma referência à autoria da idéia. Isso me incomoda um pouco, se por acaso alguém que passar por aqui souber essas informações me diga por favor, para eu colocar aqui, tá?

É uma ótima idéia, pois eu mesma às vezes pego os saquinhos do supermercado só para colocar na lixeira do banheiro. 

Se você nem eu pegássemos saquinhos no mercado, eles não colocariam à disposição mais, certo?
Eu faço minha parte.


Até!


Onde você põe o seu lixo?
A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" de sacolinhas plásticas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas  “Sacos de lixo Biodegradáveis” que são feitos com materiais orgânicos e de fibras vegetais levam bem menos tempo para se degradarem no solo assim causando menos impacto na Natureza.
Além disso será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo?
Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex etc.), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A idéia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja:

Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.

saco jornal 1.jpg

Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.

saco jornal 2.jpg

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.

saco jornal 3.jpg

Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

saco jornal 4.jpg

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:

saco jornal 5.jpg

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

saco jornal 6.jpg

Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

saco jornal 7.jpg

Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:

saco jornal 8.jpg

Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

saco jornal 9.jpg

É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!

saco jornal 10.jpg

Que tal?

saco jornal 11.jpg

Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!